terça-feira, 19 de março de 2013

Afinal, o que é Custo de Oportunidade?

Por Odelmo Diogo - Blog Trade-Off


A expressão “custo de oportunidade” é utilizada com freqüência no mundo dos negócios e até mesmo no cotidiano das pessoas. Mas afinal, qual seria exatamente um conceito razoável para o termo “custo de oportunidade”?

Podemos afirmar que o “custo de oportunidade” equivale ao possível ganho que o indivíduo obteria pela escolha da segunda melhor opção numa decisão qualquer. Considerando que o agente econômico toma decisões racionais, ele opta sempre pela melhor opção e abre mão do ganho ou remuneração que receberia pela escolha da segunda melhor opção.

Merece destacar que o “custo de oportunidade” tende a ser observado nas situações de trade-off, ou seja, nas circunstâncias em que o agente econômico precisa escolher uma dentre duas ou mais opções conflitantes. Nesta situação, ele elenca as vantagens de cada uma das opções e escolhe aquela que se apresenta como a melhor, sempre comparando o ganho inerente à opção escolhida com a recompensa ou ganho que receberia pela escolha da segunda melhor opção.

Cabe enfatizar que a expressão “custo de oportunidade” decorre do fato de que ao optar pela melhor opção, o agente econômico estaria tendo o custo de não usufruir ou receber os possíveis ganhos e benefícios inerentes a segunda melhor opção.

Por último, é importante deixar claro que o “custo de oportunidade” é composto e influenciado por variáveis de difícil mensuração. Seria muito simplista associar o “custo de oportunidade” apenas a uma questão de preço ou rendimentos monetários ou financeiros. As decisões dos agentes econômicos levam em conta uma série de variáveis tangíveis e intangíveis.

Leia também
O mercado de trabalho do economista
Afinal, o que é Terapia Financeira?
Afinal, cadê o Gerente Financeiro das MPEs?
Afinal, quando é positivo adquirir consórcio?
MMX, LLX, MPX... Afinal, de onde vêm tantos "X"?
O belo crescimento da indústria da beleza
Contabilidade atua como ferramenta de prevenção nas empresas
Afinal, quais as causas da assimetria de informações nas MPEs?
Family offices se expandem no Brasil, sob a mira de reguladores
7 dicas para evitar endividamento na hora de comprar a casa própria

Tags: custo-oportunidade, trade-off, decisões, tomada-decisão, opções-conflitantes, economia, ótimo

3 comentários:

  1. Muito bom! Parabéns pela explicação simples e de fácil entendimento.

    ResponderExcluir
  2. Excelente! Definição coerente e simples. Muito obrigado.

    ResponderExcluir